Testar a Internet

Conexões Fibras Óptica

showcase image

Como funciona a internet Fibra Óptica?

Quando você adquire a internet via fibra óptica, é feito lançamento do cabo "low friction", conhecido com Drop. Este cabo é lançado de sua residência até a caixa mais próxima de sua casa, (no poste). Esta tecnologia não nescessita ter antenas sem fio, ou torres para recepção do sinal. A fibra ótica não envia dados da mesma maneira que os cabos convencionais. Para garantir mais velocidade, todo o sinal é transformado em luz, com o auxílio de conversores integrados aos transmissores, sem essa conversão, os dados enviados e recebidos não poderiam desfrutar das mesmas larguras de banda. Nesse momento, surge a necessidade dos cabos de fibra ótica, pois são eles que permitem a velocidade e a qualidade superiores às oferecidas pelos tradicionais cabos de cobre...

E se minha internet Fibra Óptica parar? O que devo fazer?

Selecionamos algumas dicas e etapas do que um usuário deve fazer se a internet caiu, veja:

1º - Cheque a tomada e cheque a energia.

2º - Verifique se sua conta está em dia.

3º - Problema no Wifi geralmente os motivos são dois, obstruções físicas e interferências. Nas obstruções físicas objetos como gabinetes, espelhos, vidros, objetos metálicos, além de paredes e tetos espessos, podem prejudicar o sinal. Nas interferências as fontes podem ser: redes sem fio de vizinhos, forno micro-ondas, telefones sem fio de 2.4 GHz, dispositivos Bluetooth e monitores de bebê sem fio.

4º - É comum o modem/roteador travar no envio e recepção de pacotes. De acordo com o guia de roteadores a opção para consertar a falha é simples. Basta desligar o equipamento desconectando o cabo de energia, aguardar 10 segundos e ligar novamente.

5º - Falha na transmissão acesso, cabo low friction rompido, redes de atendimento a clientes (backbones) rompidas, acidentes de transitos graves, quedas de postes, podem acarretar a rompimentos (quebras) do cabo de fibra óptica. Neste caso entre em contato com sua Operadora.